Quando a gente viaja por muito tempo, fica difícil ter roupa limpa todos os dias. Na hora do aperto, é preciso se virar e arregaçar as mangas para manter algumas peças livres da sujeira na bagagem e o Nômades Digitais te dá algumas dicas de como fazer isso.
A tarefa não é tão trabalhosa assim, mas é preciso ser criativo, precavido e inteligente na hora de escolher as peças para levar na viagem. É importante não levar roupa úmida ou molhada dentro da mochila, o que resulta em mofo e mau cheiro, que contaminam todas as outras roupas.
Se precisar sair ou ir embora do local, vista a roupa úmida, porque o calor do seu corpo é melhor para secá-la do que deixar abafada na mala. Na hora do banho, se tiver alguma peça muito amassada, estique-a no box ou em cima do vaso. O vapor quente pode relaxar o tecido e desamassar um bocado. Tem horas que a gente precisa ser mais engenhoso do que nunca. Vamos às dicas então:
1. Coloque a roupa suja em um saco plástico bem firme e resistente. Adicione sabão e água quente, em seguida amasse o conteúdo durante aproximadamente 5 minutos e depois deixe de molho por 10 minutos. Na sequência, enxague e pendure para secar. O chuveiro também é uma boa opção para lavar as roupas durante viagens.
2. Numa pia, que pode ser fechada com um tampão universal, meias e etc, ou em qualquer recipiente capaz de armazenar água e suas roupas, coloque água, sabão e a roupa suja. Aperte e esfregue as peças, como se estivesse no tanquinho de casa mesmo, depois enxague e pendure para secar.
3. Procure também pelas lavanderias de bairro, disponíveis em algumas partes do mundo. É só chegar, ver a tabela de preços, depositar suas moedinhas na máquina de lavar e ser feliz com suas roupas limpíssimas. A maioria dos hostels hoje em dia também possui uma lavanderia para que todos lavem e sequem suas peças.
4. Outra opção são os serviços de lavanderia que hotéis, proprietários e lojas oferecem aos clientes. A Ásia é até conhecida por sua excelência e alta qualidade em limpeza de roupas. Não é muito barato, mas inclui uma folguinha pra você, que se livra desta tarefa.
5. Seguindo a linha DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo), muitos viajantes optam por levar ferramentas de sua lavanderia para qualquer lugar do mundo. Sacos plásticos, um varal e sabote líquido costumam resolver o problema de muitos deles. Certifique-se de usar a mesma peça de roupa várias vezes até que esteja realmente suja; lave pequenos lotes e escolha tecidos inteligentes para levar na bagagem, como os sintéticos, que secam muito mais rápido do que o algodão.
Na hora de secar, você pode torcer à mão e depois esticar a roupa numa toalha seca e continuar torcendo para eliminar o resto de umidade. Depois é só achar um canto para pendurá-las, mas certifique-se de não deixar nada molhado no quarto ou banheiro utilizado.
Fomte: nomadesdigitais.com