Dicas para conservar o tênis por mais tempo

Métodos simples aumentam a vida útil do seu tênis, economizando dinheiro e lhe ajudando a correr cada vez mais

Muita gente sabe que o “limite” máximo para usarmos um tênis de corrida é entre 400 e 500 km, não é mesmo? Mas antes que essa marca seja alcançada, é preciso que conservemos muito bem os nossos calçados de esporte para que eles cheguem ao final da sua vida útil nas melhores condições. Dependendo do seu tipo de conservação, ele pode ser aposentado da prática de atividades físicas e fazer parte do seu vestuário do cotidiano, já que assim você não exigirá dele tanto desempenho.

A limpeza dos tênis é muito simples e muitas vezes nem pensamos em pequenos detalhes que fazem a diferença no momento de deixá-lo nas melhores condições de uso, mesmo que já tenha participado de diversas provas e treinos.

Antes de qualquer coisa, procure alternar o uso do tênis para que ele possa repousar no mínimo 24 horas. Esse é o tempo que a borracha da sola demora pra voltar ao tamanho original depois de ser aquecida no asfalto em um dia inteiro de uso.

Quando for lavar, não se esqueça de tirar a palmilha. Lave-a separadamente. Assim você evita prejudicar a parte interna do calçado e ainda garante uma melhor limpeza. Além disso, não use sabão em pó, amaciantes ou alvejantes na lavagem. Esses tipos de produtos deixam o tênis e seus componentes bastante ressecados. Prefira usar sabão de coco ou neutro. Um pano úmido também pode lhe auxiliar nessa tarefa.

Também evite deixar o tênis mergulhado na água por algumas horas, como se estivesse de molho. Isso não é necessário se você fizer uma boa lavagem.

Para finalizar, deixe o calçado secar à sombra e com a sola virada para baixo. O sol em excesso resseca a borracha e as outras partes do tênis, fazendo com que o seu desgaste seja muito maior. Além disso, deixando-o de cabeça para baixo você evita que fiquem resquícios de água na entressola.

 

Fonte: Tênis da Moda